A Ouvidoria da Universidade Federal de São Paulo- Unifesp, é uma instância de controle e participação social responsável pelo tratamento de manifestações sobre políticas e serviços públicos prestados pela UNIFESP, com vistas ao aprimoramento de sua gestão.

De natureza mediadora, ela recebe e trata as seguintes manifestações:

 reclamacao  Reclamação: Demonstração de insatisfação sobre serviço público e conduta de agentes públicos.
 denuncia Denúncia: Comunicação de ato que indica a prática de irregularidade ou de ato ilícito.
 elogioElogio: Demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido 
 sugestao Sugestão: Apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos. 
 solicitacao Solicitação de providências: Requerimento de atendimento ou serviço.
 simplifique Solicitação de simplificação: requerimento de desburocratização. 
 consulte sua manifestacao  Consulte sua manifestação
 acesso a info  Solicite acesso a informações públicas